QUILOMBOLA - Os direitos negados de um povo...


Qual é a verdadeira situação dos REMANESCENTES QUILOMBOLAS,EM SEUS TERRITÓRIOS, hoje no Brasil ???




Marcaremos aqui nessa Foto, pessoas gabaritadas no assunto e na luta por esses direitos, que possa interagir e informar ao grupo e a sociedade quais foram os avanços? e na pratica quais foram as politicas de reparação realizadas ate momento?!!! convido @s amig@s Onir Araujo Nei Lourenco Rebeca Campos Ferreira Combate Racismo Ambiental Reginaldo BispoPorcinos Quilombola Diretório Quilombo Dos Palmares.
Por favor, quem tiver conhecimento de outras pessoas que também possa ajudar em da essa visibilidade, FAVOR MARCAR NA FOTO agradecemos....


 Sobre ao credito da foto que é um estudo uma matéria importantíssima que mostra a realidade de um trabalho Lapf – Laboratório de antropologia dos processos de formaçãoCompartilhado por Ney DidãnO Diário de Pernambuco publicou em dezembro de 2008 o caderno especial “Quilombolas – os direitos negados de um povo”. A reportagem, assinada pela repórter especial Silvia Bessa, tem fotos de Hélder Tavares, projeto gráfico de Jaíne Cintra e edição de Vandeck Santiago. O trabalho mostra a precariedade da vida de cerca de dois milhões de descendentes de escravos e usa como referência a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Realizado após viagem de cinco mil quilômetros por seis estados do Nordeste, encerra o ano no qual se comemora os 120 anos da abolição da escravatura no Brasil.
cSobre ao credito da foto que é um estudo uma matéria importantíssima que mostra a realidade dos Quilombos no Brasil o trabalho O Diário de Pernambuco publicou em dezembro de 2008 o caderno especial “Quilombolas – os direitos negados de um povo”. A reportagem, assinada pela repórter especial Silvia Bessa, tem fotos de Hélder Tavares, projeto gráfico de Jaíne Cintra e edição de Vandeck Santiago. O trabalho mostra a precariedade da vida de cerca de dois milhões de descendentes de escravos e usa como referência a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Realizado após viagem de cinco mil quilômetros por seis estados do Nordeste, encerra o ano no qual se comemora os 120 anos da abolição da escravatura no Brasil.Um C aderno, com 10 páginas, foca a exclusão social dos remanescentes de quilombos, abordando o quadro social, econômico e os conflitos políticos que envolvem a regularização das terras deles. Procura fugir do lugar comum das matérias que exibem os quilombos como lugares ”exóticos ou do passado”, como define o antropólogo José Maurício Arruti.
Os textos também tratam da importância das manifestações culturais e religiosas, mas priorizam temas como a renda, a falta de saneamento básico, de saúde, de educação de qualidade e de terra para plantar. A originalidade da reportagem destaca-se em dois pontos: ela evidencia uma discussão étnica pouco abordada pela grande imprensa e vincula os quilombolas à questão dos direitos humanos.
Todo o material está disponível na página on-line do Diário de Pernambuco, inclusive com entrevistas ampliadas.
Este caderno foi inspirado em estudo realizado pela Secretaria de Direitos Humanos do estado e pelo Centro Luiz Freire, que mapeou as comunidades de Pernambuco. Desde 2007, o Diário tem investido em matérias ligadas às questões quilombolas.
Este é o quarto caderno de autoria de Silvia Bessa; dois deles premiados este ano. São dela os especiais “O Brasil que mais vai sofrer com o aquecimento”, vencedor do Prêmio Embratel, na categoria Responsabilidade Socioambiental, e “Hanseníase – A doença mais antiga da história ameaça as novas gerações do Brasil”, escrito por ela e por Marcionila Teixeira e ganhador da categoria regional Norte/Nordeste do prêmio Esso, o mais importante do jornalismo brasileiro.
–ACESSE
http://lapf-puc-rio.blogspot.com.br/2008/12/quilombola-os-direitos-negados-de-um.html


http://racismoambiental.net.br/2012/12/quilombolas-os-direitos-negados-de-um-povo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário